Ainda não veio a Sergipe descubra a região de Xingó

Ago 31

Ainda não veio a Sergipe descubra a região de Xingó


Depois de duas novelas e milhares de turistas que passaram por aqui, Xingó sem dúvida é o principal roteiro de quem pretende passar dias de lazer no estado do Sergipe

Região de Xingó

Formações rochosas de milhares de anos, paredões que impressionam, um rio com uma coloração intrigante. A região de Xingó é de tirar o fôlego. Uma daquelas maravilhas brasileiras que nos fazem sentir orgulho das nossas belezas naturais. O rio São Francisco, que nasce em Minas Gerais e percorre cinco estados brasileiros, guarda um tesouro: os cânions. Esse é o principal passeio da região, e não poderia ser diferente. Os paredões com coloração avermelhada contrastam com as águas verdes que o rio ganha à medida em que nos aproximamos do Paraíso do Talhado, o ponto alto do passeio. As pedras parecem ter sido esculpidas à mão, tamanha a perfeição. 

Além desse paraíso, a região reserva outras boas surpresas. A cidade de Piranhas (AL) é uma delas. Patrimônio histórico, o pequenino município é sede do Museu do Sertão, tem várias casinhas coloridas charmosíssimas e é ponto de partida para a Rota do Cangaço, passeio que refaz o trajeto do bando que preparou a emboscada para matar Lampião, o cangaceiro mais famoso do país. Uma verdadeira volta ao tempo! Piranhas é a melhor opção para dormir na região de Xingó. A cidade oferece ainda paisagens lindas do rio São Francisco e boas opções de restaurantes para curtir o clima noturno de uma cidade do interior. 

Outra boa opção de passeio é o Museu de Arqueologia de Xingó, que conta um pouco da história da região com objetos datados de outros séculos, além de ressaltar a cultura nordestina. Um passeio pela Usina Hidroelétrica de Xingó também é uma boa pedida-a usina é enorme e super imponente. No fim da tarde, nada como curtir o pôr do sol do sertão. A silhueta dos cactos típicos da vegetação sertaneja aparece em frente ao sol avermelhado que se esconde no fim do dia. Um verdadeiro espetáculo da natureza!

Como chegar

A distância entre a região de Xingó e Aracaju é de cerca de 200 km e há algumas opções para realizar o trajeto. A melhor delas é alugar um carro, já que os pontos de partida dos passeios ficam distantes das cidades e, por isso, um carro é muito bem vindo para o deslocamento lá (a rede de táxis é precária, então é melhor não depender do serviço). Além disso, as estradas estão em boas condições (o melhor trajeto é Aracaju, Itabaiana, Ribeirópolis, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Piranhas). Na seção Como chegar, você encontra mais informações sobre aluguel de carros em Aracaju. Outro meio para chegar até Xingó é transporte público: há ônibus saindo de Aracaju com direção a Canindé de São Francisco todos os dias. A passagem custa, em média, R$ 25. Para chegar até Piranhas, basta pegar um táxi na rodoviária de Canindé (cerca de 10 km). A terceira opção é transfer de agências. Elas fazem o passeio de Aracaju para os cânions em um bate e volta de um dia. Mas você pode aproveitar o passeio e ficar um pouco mais na região, sem voltar para Aracaju. Depois, é só pegar um ônibus de volta para a capital sergipana.

Onde Ficar

O Xingó Parque Hotel é o melhor e mais completo hotel da região dos cânions de Xingó oferece o que a de melhor em gastronomia, serviços de quarto, além de sua magnífica estrutura elogiada por todos que visitam.

Comentários

Quer conhecer a região de Xingó e se hospedar no melhor hotel?