Região de Xingó
Formações rochosas de milhares de anos, paredões que impressionam, um rio com uma coloração intrigante. A região de Xingó é de tirar o fôlego. Uma daquelas maravilhas brasileiras que nos fazem sentir orgulho das nossas belezas naturais. O rio São Francisco, que nasce em Minas Gerais e percorre cinco estados brasileiros, guarda um tesouro: os cânions. Esse é o principal passeio da região, e não poderia ser diferente. Os paredões com coloração avermelhada contrastam com as águas verdes que o rio ganha à medida em que nos aproximamos do Paraíso do Talhado, o ponto alto do passeio. As pedras parecem ter sido esculpidas à mão, tamanha a perfeição.
Além desse paraíso, a região reserva outras boas surpresas. A cidade de Piranhas (AL) é uma delas. Patrimônio histórico, o pequenino município é sede do Museu do Sertão, tem várias casinhas coloridas charmosíssimas e é ponto de partida para a Rota do Cangaço, passeio que refaz o trajeto do bando que preparou a emboscada para matar Lampião, o cangaceiro mais famoso do país. Uma verdadeira volta ao tempo! Piranhas é a melhor opção para dormir na região de Xingó. A cidade oferece ainda paisagens lindas do rio São Francisco e boas opções de restaurantes para curtir o clima noturno de uma cidade do interior.
Outra boa opção de passeio é o Museu de Arqueologia de Xingó, que conta um pouco da história da região com objetos datados de outros séculos, além de ressaltar a cultura nordestina. Um passeio pela Usina Hidroelétrica de Xingó também é uma boa pedida-a usina é enorme e super imponente. No fim da tarde, nada como curtir o pôr do sol do sertão. A silhueta dos cactos típicos da vegetação sertaneja aparece em frente ao sol avermelhado que se esconde no fim do dia. Um verdadeiro espetáculo da natureza!
Como chegar
A distância entre a região de Xingó e Aracaju é de cerca de 200 km e há algumas opções para realizar o trajeto. A melhor delas é alugar um carro, já que os pontos de partida dos passeios ficam distantes das cidades e, por isso, um carro é muito bem vindo para o deslocamento lá (a rede de táxis é precária, então é melhor não depender do serviço). Além disso, as estradas estão em boas condições (o melhor trajeto é Aracaju, Itabaiana, Ribeirópolis, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Piranhas). Na seção Como chegar, você encontra mais informações sobre aluguel de carros em Aracaju. Outro meio para chegar até Xingó é transporte público: há ônibus saindo de Aracaju com direção a Canindé de São Francisco todos os dias. A passagem custa, em média, R$ 25. Para chegar até Piranhas, basta pegar um táxi na rodoviária de Canindé (cerca de 10 km). A terceira opção é transfer de agências. Elas fazem o passeio de Aracaju para os cânions em um bate e volta de um dia. Mas você pode aproveitar o passeio e ficar um pouco mais na região, sem voltar para Aracaju. Depois, é só pegar um ônibus de volta para a capital sergipana.
Onde Ficar
O Xingó Parque Hotel é o melhor e mais completo hotel da região dos cânions de Xingó oferece o que a de melhor em gastronomia, serviços de quarto, além de sua magnífica estrutura elogiada por todos que visitam.
Comentários