Museu de Arqueologia de Xingó

Out 26

Museu de Arqueologia de Xingó


Uma visitinha ao M.A.X. lhe trará mais conhecimento, não deixe de conferir esse importante Museu

O Museu de Arqueologia de Xingó, localizado em Canindé de São Francisco, em Sergipe, foi criado após a inundação da construção da Usina Hidrelétrica de Xingó, na década de 80.

Depois da inundação, foram encontrados peças de arte rupestre, esqueletos humanos e diversos utensílios em pesquisas em sítios arqueológicos da região. A partir daí, o museu foi criado com o objetivo de estudar e preservar esses materiais pré-históricos do homem brasileiro, principalmente daqueles que viveram na região do Baixo São Francisco desde a chegada dos portugueses no Brasil.

No museu existem duas áreas expostas, elas são a unidade museológica e a unidade de pesquisa. A primeira é uma exposição permanente que conta sobre a cultura e os povos pré-históricos da região, através de vídeos e amostras de artes rupestres, materiais em pedras, cerâmicas, conchas e ossos. Já a unidade de pesquisa é uma área na qual estudos arqueológicos são desenvolvidos.

Com um acervo muito instrutivo, que mostra os impactos causados pala mudança do meio ambiente na construção da represa, além de amostras e estudos arqueológicos importantes para a história da região do Baixo São Francisco, à ida ao museu é uma aula de história.

Comentários

Quer conhecer a região de Xingó e se hospedar no melhor hotel?