Cânion do Xingó encanta turistas que visitam Sergipe

Dez 31

Cânion do Xingó encanta turistas que visitam Sergipe


Uma boa opção para as férias é conhecer o 5º maior cânion navegável do mundo que fica entre as cidades de Aracaju e Xingó

Entre Aracaju e Xingó está a rota perfeita para os aventureiros que buscam trilhas ecológicas entre a caatinga e as margens do Rio São Francisco. Praias, manguezais, lagoas, rios, serras, cavernas e cânions aguardam a sua visita. Avistar as aves de rapina da caatinga e visitar a Grota do Angico, onde Lampião foi morto, fazem parte do passeio. A história do cangaço também passa por aqui.

Xingó é sinônimo de paisagens lindíssimas, formações rochosas deslumbrantes, água cristalina, trilhas ecológicas, vegetação exuberante e fauna diversificada. O lugar paradisíaco fica próximo a Canindé do São Francisco, na divisa de Alagoas e Sergipe, distante 200 quilômetros de Aracaju.

Não deixe de mergulhar nas águas verdes da Gruta do Talhado, batizada assim porque suas rochas parecem talhadas à mão. A gruta é parte do maravilhoso cânion do Xingó – quinto maior cânion navegável do mundo, com vales que chegam a 170 metros de profundidade, extensão de 65 km e largura entre 50 e 300 metros.

O passeio inesquecível é feito em catamarãs ou escunas e dura em média três horas, com alguns bons e refrescantes mergulhos no caminho.

Os turistas aventureiros encontram no local empresas especializadas em passeios por trilhas ecológicas e prática de rapel nas montanhas rochosas. Vale a pena conferir estas experiências no meio do sertão sergipano.

Veja a seguir algumas dicas de passeio na região

Aracaju

Em 1855, Aracaju se vê transformada em capital de província. Graças à juventude dessa pequena grande cidade

São Cristóvão

Cidade histórica do estado de Sergipe, é considerada monumento nacional. São Cristóvão situa-se ao norte do estuário do rio Vaza-Barris, no litoral sergipano. Suas festas religiosas atraem fiéis do Brasil inteiro.

Laranjeiras

A cidade é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e possui muitos atrativos históricos e naturais. É um destino bastante procurado para o ecoturismo.

Itabaiana

Itabaiana é dona de um dos maiores comercios do Brasil trazendo milhoes de pessoas de todas as partes do mundo. Destacam-se também as manifestações folclóricas e musicais. Itabaiana é terra de gente ligada a arte!

Areia Branca

Se destaca pelo "Poço das Moças", uma piscina natural em meio à Mata Atlântica, na Estação Ecológica da Serra da Itabaiana. A Festa de São João também atraem muitos turistas.

Nossa Senhora Aparecida

Muito famosa pela Festa e Romaria dedicados a padroeira Nossa Senhora Aparecida. A peregrinação reúne milhares de pessoas numa provação intensa da fé.

Nossa Senhora da Glória

No agreste sergipano, a cidade desponta como atrativos turísticos naturais imperdíveis, como o Açude da Glória e a Fazenda Acauã no povoado Tanque de Pedra.

Monte Alegre de Sergipe

O ponto forte do município é o ecoturismo. Na caatinga já são exploradas algumas trilhas ecológicas a que vai pela fazenda Olinda, passando pelo antigo casaréu de taipa, até a Pedra do Negro.

Poço Redondo

A cidade é parte da história do Sertão do Brasil. A região é bem servida de hotéis que promovem visitas à gruta que contou a história derradeira de Virgulino Ferreira da Silva - o Lampião.

Canindé de São Francisco

Marcada pelo cangaço, Canindé de São Francisco proporciona belas paisagens e lindas formações rochosas. É um excelente destino para o ecoturismo, oferecendo diversas opções de passeios de lancha, escuna e catamarã, além de águas propícias para banho e mergulho.

Fonte: Ministério do Turismo
Redação Bonde

Comentários

Quer conhecer a região de Xingó e se hospedar no melhor hotel?