5 fatos curiosos sobre o Velho Chico

Fev 07

5 fatos curiosos sobre o Velho Chico


Um rio que serve boa parte do Brasil levando água e ajudando a desenvolver a economia da região ribeirinha

O rio São Francisco é um dos mais importantes rios brasileiros. Ele fornece água, é muito importante para o desenvolvimento econômico da região por onde percorre, principalmente nas áreas de clima semiárido, e tem o seu potencial hidrelétrico muito aproveitado. O Velho Chico, como é apelidado, é um rio grandioso que guarda muitas lendas, mas também muitas curiosidades, confira 5 delas:

1 – O rio nasce em Minas Gerais, em 1200 metros de altitude, lá na Serra da Canastra, corta 504 municípios passando por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, até desembocar no Oceano Atlântico, entre Sergipe e Alagoas.

2 – É o maior rio 100% brasileiro.

3 – Atravessa por condições naturais das mais diversas: as partes extremas superior e inferior da bacia apresentam muita umidade, enquanto os seus cursos médio e sub-médio atravessam áreas de seca.

4 – O casal cangaceiro Lampião e Maria Bonita foi morto em um massacre na Grota do Angico, uma fortaleza de pedras escondida dentro da caatinga, encravada numa depressão perto ao rio São Francisco, no município sergipano de Poço Redondo.

5 – Américo Vespúcio recebeu autorização para fazer um levantamento do interior do Brasil, quando avistou um grandioso rio cristalino, deu o nome de São Francisco, o santo daquele dia, 4 de outubro.

Essas são apenas cinco singularidades sobre o Velho Chico. Não deixe essa história morrer. Preserve o rio e o meio ambiente.

Comentários

Quer conhecer a região de Xingó e se hospedar no melhor hotel?