A Usina Hidrelétrica de Xingó

Jul 10

A Usina Hidrelétrica de Xingó


A Usina Hidrelétrica de Xingó está localizada entre os estados de Alagoas e Sergipe, situando-se a 12 quilômetros do município de Piranhas e a 6 quilômetros do município de Canindé de São Francisco.

Entre Alagoas e Sergipe, no meio do rio São Francisco, encontra-se a Usina Hidrelétrica de Xingó, uma das maiores do Brasil. A usina é uma grande produtora de energia e colabora com a irrigação local, além de ser também um grande ponto turístico da região.

Além da inconfundível beleza, a hidrelétrica de Xingó  abastece com energia elétrica uma grande parte do Nordeste, é gerenciada pela Chesf. Presta-se também ao desenvolvimento de projetos de irrigação e ao abastecimento de água para a cidade de Canindé/SE.

A construção da barragem, que pertence à usina hidrelétrica, deu origem a um lindo cânion, com uma enorme extensão navegável. O vale formado pelo cânion possui 65 quilômetros de extensão e possui 170 metros de profundidade.

Mas não são apenas as dimensões que tornam esse lugar interessante. As rochas de granito avermelhado e cinza unidas as verdes águas, tornam o local uma ótima opção para passeios náuticos.

Comentários

Quer conhecer a região de Xingó e se hospedar no melhor hotel?