DETALHES DO POST

PASSEIO DA SEMANA: CÂNION DO XINGÓ (RIO SÃO FRANCISCO)

PASSEIO DA SEMANA: CÂNION DO XINGÓ (RIO SÃO FRANCISCO) 07Mai

PASSEIO DA SEMANA: CÂNION DO XINGÓ (RIO SÃO FRANCISCO)

Um dos atrativos ao visitar Sergipe, o passeio pelo Cânion do Xingó é uma oportunidade única para navegar pelo rio São Francisco e de beleza ímpar.

O Cânion do Xingó nasceu com o represamento das águas do rio São Francisco para a construção da hidrelétrica do Xingó (daí o nome do cânion). Fica na divisa entre Alagoas e Sergipe, sendo, porém, mas perto conhecer a partir de Aracaju do que de Maceió.

Antes da hidrelétrica o local era pura caatiga, com o rio São Francisco com um pequeno volume de água. Após esse represamento, o nível do rio subiu mais de 100m e os topos das montanhas formaram o cenário do cânion.

O passeio de catamarã parte de Canindé de São Francisco, a 210km de Aracaju. Com uma excelente infraestrutura, o passeio parte do restaurante Karrancas e dura 3 horas, com parada para banho nas águas verdinhas do rio e muita contemplação da paisagem. No final, há opção de almoçar nesse restaurante (muito boa comida, no estilo buffet).

Para mim o ponto alto do passeio foi sair do catamarã e pagar um bote (R$ 5,00) para ficar bem pertinho de um dos trechos menores do cânion, quase tocando as suas paredes avermelhadas.

Foi uma experiência linda e mostra como nosso país é rico, fascinante e que viajar pelo Brasil é, sim, uma boa pedida!

Para conhecer o local você pode fazer um bate-volta a partir de Aracaju, são cerca de 3 horas e estrada (foi o que fiz). Foi cansativo mas valeu cada segundo. Outra opção é fazer um pernoite nas cidades de Piranhas (cidade histórica) ou Canindé de São Francisco.

Fonte: Let's fly away